Soluções em Medição de Energia

A ALPHA é uma empresa que possui experiência para migração de unidades para o mercado livre de energia, buscando sempre a solução de maior rentabilidade para o cliente, seja ela padronizada ou personalizada, conforme perfil dos clientes.

Soluções em Medição de Energia

Seguindo as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para medição de faturamento de energia, a ALPHA sempre investiu no desenvolvimento de seus colaboradores para acompanhar a velocidade das mudanças de mercado e em prol da excelência técnica e qualidade no atendimento aos clientes.

Também prestamos serviços para indústrias, shoppings, comércio, escolas, condomínios, prestadoras de serviço, etc., executando todas as atividades de Engenharia Elétrica.

ADEQUAÇÃO DA MEDIÇÃO PARA OPERAÇÃO NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA

A ALPHA realiza todos os procedimentos exigidos pelas concessionárias, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Câmera de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), adequando a medição das empresas que passarem a comercializar energia no mercado livre.

  • Projeto padrão ONS/ CCEE/ Concessionária, conforme Módulo 12;
  • Especificação Técnica do SMF;
  • Montagem e Instalação Elétrica;
  • Instalação do Painel em Campo;
  • Comissionamento (incluindo relatório CCEE/ONS/CONCESSIONARIA);
  • Comissionamento e parametrização de medidores ION, ELO, LANDIS GYR, ITRON e ZIV (todas as linhas de medidores);
  • Treinamento de Operação, Parametrização e Configuração de SMF;
  • Instalação e Testes de canal de comunicação (Roteador, Fibra Ótica, GPRS,…);
  • Calibração de medidores em Laboratório;
  • Calibração de medidores em campo;
  • Manutenção periódica de SMF (a cada 2 anos);
  • Parametrização de outros equipamentos acessórios ao SMF como GPS para sincronismo, interfaces para controlador de demanda ( ION CODI / HX600).

CALIBRAÇÃO DE MEDIDORES

A fim de que o Sistema de Medição para Faturamento seja eficaz em sua operação, o ONS, segundo o sub-módulo 12.3 – Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento – estabelece que sejam periodicamente realizadas manutenções preventivas e, quando necessário corretivas nas instalações dos agentes envolvidos.

Todos os agentes conectantes de distribuição, de geração, de transmissão detentores de interligação entre submercados, de transmissão detentores de ICG (Interesse Exclusivo de Centrais de Geração), de importação, de exportação, produtores independentes de energia ou autoprodutores, responsáveis pelo Sistema de Medição de Energia Elétrica, devem fazer a Calibração dos Medidores durante o processo de Manutenção Periódica do SMF, para o período de 2(dois) á 2(dois) anos, depois da sua energização

Por este motivo, a ALPHA oferece o serviço completo de atendimento ao sub-módulo 12.3 ou o serviço de Calibração dos Medidores. A calibração é realizada de acordo com as exigências metrológicas pertinentes à atividade, em todas as cargas e pontos de calibração especificados.